Dia Mundial do Macarrão: Conheça 10 curiosidades sobre o alimento

Você sabe a melhor forma de preparo do macarrão? E a origem desse alimento que está em 99,3% dos lares brasileiros. Veja isso e muito mais

Haja Pizzaria

Nesta sexta-feira (25) é comemorado o Dia Mundial do Macarrão. O alimento está presente em 99,3% dos lares brasileiros. O consumo também é elevado no país, considerado o terceiro maior consumidor do produto no mundo.

Mas como preparar um prato perfeito de macarrão? Você sabe sobre suas origens? Para esclarecer dúvidas sobre o produto conversamos com Alexandre Ganzo, dono do restaurante Caprese, em Florianópolis. Confira na galeria a seguir dúvidas e curiosidades sobre o produto:

1 – O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 1995 na Itália durante o 1º Congresso Mundial da Pasta. No Brasil, a data é celebrada desde 2014.

2 – O Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de macarrão. O ingrediente está presente em 99,3% dos lares brasileiros segundo pesquisa da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

3 – De acordo com a pesquisa, o brasileiro consome cerca de 6 kg de macarrão por ano. O valor é inferior ao da Itália, onde consumo pode chegar a 25,3 kg por pessoa.

4 – Na Itália existem mais de 500 tipos diferentes de massa.

5 – O tempo ideal de preparo de um macarrão tipo espaguete é de 10 minutos. Essa duração varia se a massa for mais grossa, por exemplo.

6 – Existem diversas teorias sobre a origem do macarrão, mas a principal diz que o produto surgiu há mais de quatro mil anos na China e foi levada para a Itália por meio do explorador Marco Polo.

7- Para o preparo caseiro de macarrão, Alexandre Ganzo, do restaurante Caprese, recomenda que sejam usados dois litros de água para 500 gramas de massa.

8 – Não é preciso passar água fria no macarrão após o cozimento. De acordo com Alexandre Ganzo lavar a massa acaba reduzindo a absorção do molho.

9 – Em 2018, segundo dados da Abimapi, o volume total de vendas de massas alimentícias no Brasil foi de 916,3 mil toneladas.

10 – Para o preparo de macarrão o ideal é usar o fogo alto. A panela também deve estar destampada. Isso faz com que o macarrão cozinhe de maneira igual.

Compartilhe

Dia Mundial do Macarrão: Conheça 10 curiosidades sobre o alimento

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Destaques

Você sabe a melhor forma de preparo do macarrão? E a origem desse alimento que está em 99,3% dos lares brasileiros. Veja isso e muito mais

Você sabia que o hambúrguer se tornou tão famoso devido à sua praticidade no preparamento? Aprenda isto e outros detalhes sobre o hambúrguer

Confira nessa dica a receita do hambúrguer caseiro de costela bovina que ganhou o Concurso Heinz Burger.

Há quem afirme que as pizzas italianas são as mais deliciosas. Venha conhecer os 7 sabores de pizza mais consumidos na Itália

De origem italiana, a pizza é quase uma preferência nacional. Aprenda neste post dicas de molhos para deixar sua pizza ainda mais gostosa.

6 tipos de macarrão e uma receita para cada um deles. Irresistível não? Corre aqui e confira.

Atenção: Este site é fictício. Ele foi criado apenas para demonstrar o nosso serviço de criação de sites. Nada aqui é real ou comercializado.

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.